Projeção da Curva de Juros Prefixada
Falaaaa Galera, Tudo bem?
Vamos falar sobre Curva de Juros?
As taxas de juros mudam de valor em relação a prazos diferentes. A Curva de Juros, portanto, é o desenho na qual é formado pelos diversos pontos no futuro com os respectivos valores das taxas de juros futuras. O ponto é: as taxas de juros mudam de valor em relação a prazos diferentes.
Nesse exemplo da Curva de Juros, podemos ver que as taxas curtas, como em janeiro de 2019, operam mais baixas oferecendo remuneração de apenas 6,5% ao ano. Por outro lado, as taxas longas são mais altas, pagando mais de 9,5% ao ano em janeiro de 2029 (prazo 10 anos mais longo).
Sendo assim, a Curva de Juros pode ser entendida simplesmente como uma "aposta" em como e qual percentual serão esses juros no futuro.
Na pratica a análise da curva de juros é:
* Com inflação elevada e sem perspectiva de queda, aumenta-se os juros da economia (no Brasil, a Selic) fazendo com que a economia desaqueça e os preços comecem a cair;
* Caso a economia esteja parada e com baixa inflação, reduz-se os juros para acelerar os negócios e a elevação do nível geral dos preços;
Agora, imagine que (bem diferente do período atual) vivêssemos com inflação elevada e sem perspectivas de queda. Suponha ainda que mesmo com esse cenário, o Banco Central vá na direção contrária e decida por baixar a taxa de juros.
A reação do mercado se dará na curva de juros:
* A taxa de juros terá que se elevar no futuro para compensar o desequilíbrio atual e controlar a inflação porque o mercado tentará antecipar esse movimento.
* Se a inflação estivesse baixa e o Banco Central aumentasse a taxa de juros, as curvas futuras iriam cair como resposta de que, em algum momento do futuro, a autoridade monetária terá que baixar os juros.
Compreendeu a importância da curva de juros e o impacto em seus investimentos?
Um Abraço
Prof Fernando Gaspar
Comments