top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

A importância do Banco Comercial

Você que está estudando para as provas da ANBIMA, CFP e ANCORD, já deve ter visto sobre Banco Comercial, mas você sabe para que o Banco Comercial serve? Qual a sua principal função?


Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar (emprestar), a curto e médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.


A captação de depósitos à vista (conta corrente), livremente movimentáveis, e empréstimo de dinheiro é atividade típica do banco comercial. Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco". (Resolução CMN 2.099, de 1994).


Para melhor entendimento dos participantes do Banco Comercial:

• Agente superavitário: Cliente/Investidor que possui dinheiro disponível buscando ganhar com investimentos;

• Instituição financeira: O BANCO na qual irá realizar esta intermediação;

• Agente Deficitário: Cliente que procura o banco em busca de empréstimo;


Neste contexto o banco utiliza o dinheiro do agente superavitário e empresta para o agente deficitário cobrando juros maiores em relação os rendimentos pagos aos agentes superavitários. Esta diferença é chamada de “spread” e este é o lucro das instituições financeiras.


Essa é a principal função do Banco Comercial, e é uma instituição de extrema importância para o desenvolvimento econômico de um país.


Um grande abraço e até o próximo artigo.


Prof Fernando Gaspar

153 visualizações0 comentário
bottom of page