top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Current Yield x Yield to Maturity? Qual diferença?

Boaaaaaa Galera, Como vocês estão?


Hoje irei abordar um tema que muitas pessoas tem dificuldade e está muito presente na prova do CEA, AAI e CFP que é a diferença e a maneira de mensurar o "Current Yield" e o "Yield to Maturity".


O princípio básico é entender que estes dois conceitos mensuram o "Yield" = Rendimento em inglês, mas como assim mensuram o Yield? Os dois conceitos estão ligados ao tempo em que o rendimento é medido, sendo assim o "Current Yield" mede o "%" percentual atual do rendimento do seu investimento e está ligado ao tempo no "Presente", já o "Yield to Maturity" mede o "%" percentual do rendimento até o vencimento do título de Renda Fixa e está ligado ao tempo no "Futuro".


De maneira simplificada é:


* Current Yield = Mensura o "%" do rendimento Atual (Presente);

* Yield To Maturity = Mensura o "%" do rendimento até o vencimento (Futuro);


Em posse dessa informação e entendimento da diferença básica entre os dois vamos avançar para a maneira que iremos calcular ambos:


* Current Yield = CY = Pagamento Anual de Juros

Preço Atual do Títulos



O current yield é usado também para avaliar o rendimento de um título com base em seu preço atual, de forma que:

* Se um título for negociado com desconto em relação ao seu valor nominal (Deságio), seu current yield estará acima da taxa do cupom. Dessa forma, possuir o título passa a ser vantajoso para o investidor;


* Se o preço atual de mercado for igual ao seu valor nominal (ao Par), o current yield é igual à taxa do cupom. A decisão de possuir ou não o título é indiferente;


* Se um título for negociado com um prêmio em relação ao seu valor nominal (Ágio), seu current yield estará abaixo da taxa do cupom. Dessa forma, possuir o título passa a ser desvantajoso para o investidor.


* Yield to Maturity = equivale à IRR (Taxa Interna de Retorno) que iguala, em determinado momento, o preço pago pelo título com seu fluxo esperado de rendimento e o principal a ser resgatado ao final.


Siga o passo a passo para calcular o Yield to Maturity na HP12C, pois é nela que você irá fazer os cálculos de forma mais rápida e te fará ganhar tempo na prova.


Teclas que serão necessárias na HP12C para realizar o cálculo:


Passo a passo para o cálculo:



Legal né? Agora ficou mais claro para você a diferença entre os dois e como calcular cada um deles, pois é isto que será cobrado em sua prova.


Vamos com tudo rumo a sua aprovação


Um grande Abraço

Prof Fernando Gaspar

1.990 visualizações0 comentário
bottom of page