top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Devo fazer direto a CPA-20 ou CEA?

Essa dúvida é comum entre quem está querendo começar sua carreira em instituições financeiras, mas de uma forma mais impactante no mercado de trabalho. E aí, posso tirar a CPA-20 direto ou tiro a CEA logo? E a resposta é: SIM! Você pode tirar a CPA-20 direto, ou até mesmo a certificação CEA direto. Não tem essa obrigatoriedade de seguir a ordem de CPA-10, CPA-20 e CEA.


Acho importante você conhecer a hierarquia das certificações da Anbima. A CPA-10 é a certificação inicial, que introduz o especialista no mercado. A CPA-20 é um nível acima, que habilita o especialista com conhecimentos de investimentos mais complexos e atendimento a clientes com alta renda. E por último, a CEA é a certificação do especialista em investimentos, com conhecimentos avançados sobre investimentos. Se a pessoa tem a certificação CEA, ela está habilitada para exercer as funções de quem tem CPA-10 e CPA-20.


Mas, como sempre conversamos e explicamos aos nossos alunos Lead Invest em aula, é preciso conhecer o mercado! Se você tem pouca idade e acaba de entrar no mercado de trabalho, seria interessante você ter a CPA-20, nesse caso, para iniciar sua jornada. Se você já tem experiência, já trabalhou em alguns lugares e sabe lidar com vendas, a CPA-20 pode te atender melhor e ser um diferencial para sua entrada na instituição financeira. Se você já trabalha em uma instituição financeira, a CPA-20 é essencial para sua promoção ou consolidação no cargo e um destaque no mercado de trabalho. A certificação CEA já seria interessante para quem já trabalha ou trabalhou em instituição e quer uma promoção ou cargo em destaque. Porque você como especialista em investimento vai dar suporte aos gerentes, além de atendimentos especiais aos clientes sobre investimentos.


E o que isso implica? Outra observação que fazemos em aula é: imagine você ter a certificação CEA direto e não ter experiência no mercado, será que aquela instituição vai querer te contratar? Como você vai dar suporte aos gerentes e outros funcionários que estão hierarquicamente abaixo de você, sendo que você não conhece sobre atendimentos a clientes de alta renda e o processo da instituição ainda? A instituição não vai contratar uma pessoa super qualificada CEA para fazer um serviço de um CPA-10. Seria como, em vez de ter uma faca, ter um machado para cortar um pão. Rsrsrsrs.


Nesse caso, pode ser que o banco prefira contratar um especialista em investimentos CEA que já tenha trabalhado em uma instituição financeira. Outro caso, imagine que você tenha a CEA, e sem experiência no mercado de trabalho, e o gerente que está entrevistando você tenha a CPA-20? Você estaria super certificado e até poderia concorrer futuramente com o entrevistador. Talvez ele não fique à vontade de te contratar. Visando em estratégia, seria interessante você tirar a CPA-20, e estando no banco, tirar a CEA em seguida, visando uma promoção.


um abraço

Prof Fernando Gaspar

3.092 visualizações0 comentário
bottom of page