Etapas da Lavagem de Dinheiro
Falaaaa Galera,
Como vocês estão?
Tudo bem?
Hoje vamos conversar sobre algo que é de extrema importância no seu dia-a-dia e que também é cobrado na tua prova de certificação financeira, que é o processo de lavagem de dinheiro e suas etapas, pois então vamos falar um pouco sobre o processo de lavagem de dinheiro.
Lavagem de dinheiro é o processo pelo qual o criminoso transforma, recursos obtidos através de atividades ilegais, em ativos comuns a origem aparentemente legal. Para disfarçar os lucros ilícitos sem comprometer os envolvidos a lavagem de dinheiro realiza-se por meio de um processo dinâmico que requer:
* Primeiro, o distanciamento dos fundos de sua origem, evitando uma associação direta deles com o crime;
* Segundo, o disfarce de suas várias movimentações para dificultar o rastreamento desses recursos;
* Terceiro, a disponibilização do dinheiro novamente para os criminosos depois de ter sido suficientemente movimentado no ciclo de lavagem de dinheiro podendo ser considerado “limpo”;
Sendo assim, entendemos que este processo é a maneira como a lavagem de dinheiro é conduzida dentro do sistema financeiro nacional. As etapas são:
- Colocação: primeira etapa, consiste no ingresso dos recursos ilícitos no sistema econômico em “Espécie”.
- Ocultação – a segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos.
- Integração – nesta última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico.
A prova irá te cobrar o entendimento sobre qual etapa determinada situação se encontra, e diante disso você deverá escolher qual é a fase da lavagem de dinheiro na qual se encontra determinada situação.
Bons estudos e um grande abraço
Prof. Fernando Gaspar
Comments