top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

O que é essa tal de Certificação CNPI?

Quando se falava em certificação, era comum todo mundo só falar de CPA-10, CPA-20 e CEA. Mas, de um tempo para cá, a coisa mudou de figura! Muitas certificações vêm sendo faladas, como é o exemplo da CNPI.


Por causa do boom da educação financeira nas redes sociais, houve um aumento na procura por essa certificação. A Certificação Nacional do Profissional de Investimento – CNPI surgiu para comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam com análise e relatório de investimentos.

Somente essa certificação habilita o profissional a fazer recomendações de compra e venda em ações. Sendo por análise de gráficos ou avaliando os fundamentos da empresa.


Por exemplo, aquele youtuber que você vê falando sobre ações, que você precisa comprar a ação a tal preço e vender a outro preço, ele precisa ter a certificação CNPI para te informar sobre isso. Porque para passar na prova do CNPI, você precisa ter noção de ética na recomendação dos investimentos, de gerenciamento de risco, sobre investimentos em geral e de relacionamento com investidores.


Porque uma má indicação de compra, seja por não entender a necessidade do cliente ou por falta de conhecimento no investimento, essa pessoa não habilitada pode prejudicar a vida financeira desse investidor. Imagine que esse investidor tenha poupado durante toda uma vida suas economias para sua aposentadoria e ele, por uma recomendação sem fundamento, investir tudo em renda variável, tendo perdas significativas. Será que essa pessoa conseguirá reaver as perdas? Será que com o que restou, ele conseguirá viver bem na sua aposentadoria? Será que essa pessoa que orientou foi capaz de diversificar os investimentos buscando uma rentabilidade suficiente para esse investidor?


A CVM - Comissão de Valores Mobiliários, que é quem fiscaliza sobre investimentos no Brasil, recebe denúncias e tem aplicado multas e punições às pessoas que não tem certificação e estão fazendo recomendações. Por isso a análise e geração de relatórios uma função apenas do analista CNPI, que pode atuar em:

· Administração de Recursos

· Consultoria

· Análise e Pesquisa Financeira

· Investment Banking

· Finanças Corporativas

· Administração de Riquezas

· Relações com Investidores

· Vendas e Operações nos Mercados Financeiros e de Capitais


Um abraço


Prof Fernando Gaspar

17 visualizações0 comentário
bottom of page