top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Política Monetária na sua Prova do CPA-20 e CEA

Um tema que é bem cobrado nas provas da ANBIMA é o entendimento do Aluno sobre a Política Monetária, e pensando nisso criei um resumo bem interessante para que você gabarite esse tema na sua prova.


Então sendo assim, a Política Monetária é o conjunto de medidas que o governo adota para controlar a oferta de moeda conforme os interesses econômicos do país. Entende-se como o conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando adequar os meios de pagamento disponíveis às necessidades da economia do país, bem como, controlar da quantidade de dinheiro em circulação no mercado e que permite definir as taxas de juros (Selic).


Instrumentos utilizados para conduzir a política Monetária:


• Depósito compulsório: É a reserva obrigatória recolhida dos depósitos bancários, conforme percentual fixado pelo Banco Central do Brasil (BCB), com a finalidade de restringir ou de alimentar o processo de expansão dos meios de pagamento. Objetivo é evitar o processo de multiplicação de capital desenfreado.

• Operações de Redesconto: Operação de concessão de um empréstimo por parte de um Banco Central a um banco comercial, para resolver situações de dificuldades de tesouraria. Esse empréstimo é remunerado à designada taxa de desconto. Essa operação é uma ferramenta do Banco Central para regular a oferta monetária de um país. Se o Banco Central decide aumentar as taxas de juros de uma operação de redesconto, fica mais difícil para um banco comercial aumentar sua reserva monetária, diminuindo assim os ativos em circulação. Porém, caso as taxas de juros para essa operação diminuam, é facilitado o empréstimo aos bancos comerciais, aumentando a reserva monetária e facilitando a concessão de crédito a seus clientes.


• Open Market (operações de mercado aberto): Mercado de títulos no qual atuam um banco central e os bancos comerciais de um país e no qual são comprados e vendidos os títulos da dívida pública. O banco central promove leilões de títulos públicos com os dealers (principais bancos do país) e participa das operações, comprando ou vendendo esses títulos. Quanto maior a quantidade de Títulos comprados pelo governo maior a quantidade de dinheiro em circulação na economia. Quanto maior a quantidade de Títulos menor a quantidade de dinheiro em circulação na economia e maior a quantidade de dinheiro em poder do governo.


Dentro da Política Monetária há duas políticas que são adotadas a fim de controlar a quantidade de moedas em circulação no país, é a política monetária expansionista e contracionista.


Política monetária expansionista: consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos majoritariamente no setor privado. Essa política é adaptada em épocas de recessão visando aumentar a demanda agregada e gerar novos empregos.


Política monetária contracionista: consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e reduzindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade da política monetária é aplicada quando a economia está a sofrer alta inflação, visando reduzir a procura agregada e, consequentemente, o nível de preços.


eai, está preparado para este tema da sua prova?


Um abraço

Fernando Gaspar

228 visualizações0 comentário
bottom of page