top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Quais são as certificações ANBIMA?

As tão famosas certificações ANBIMA! São as certificações mais faladas nas redes sociais e entre quem está começando sua carreira no mercado financeiro. E é comum apenas falarem das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA. Mas as pessoas esquecem de mais uma: a certificação CGA. Lembrando que a certificação CGA teve uma reformulação! Agora ela se dividiu em CFG, CGE e CGA, a ANBIMA aumentou o número de provas, também ampliando as certificações.

Agora as certificações ANBIMA são:

CPA-10,

CPA-20,

CEA,

CFG,

CGE, e

CGA

CPA-10

A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA - Série10) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição (venda) de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

CPA-20

A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série20) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição (venda) de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

CEA

A CEA (Certificação para Especialista em investimentos ANBIMA) certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos

Ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e pela CPA-20.

CFG

A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) é uma certificação para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional certificado tem o conhecimento da base técnica do setor que é diferencial para ocupar diversos cargos em empresas de asset management.

Ser certificado com a CFG é pré-requisito para conquistar a CGA e/ou a CGE, abrindo as portas para quem quer atuar em gestão de recursos de terceiros. A CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor.

CGE

A CGE (Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados) habilita profissionais a atuarem com gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados.

O profissional certificado poderá ser gestor de fundos de investimento em participações (FIP), fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDC) e fundos de investimento imobiliário (FII). Esta certificação é obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.

CGA

A CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) habilita profissionais a atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados.

Ela é obrigatória para quem ocupa cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros que integram as carteiras desses veículos de investimento.

E você já conhecia as certificações ANBIMA? O que você achou da reformulação do CGA? Comente no nosso chat e vamos compartilhar informação com mais amigos. Até o próximo artigo.

304 visualizações0 comentário
bottom of page