top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Qual a diferença entre Fundo Ativo e Fundo Passivo?

Falaaaaa Galera, Tudo bem com vocês?


Vamos conversar um pouco sobre os dois principais tipos de fundo de investimento? Fundo de Investimento com Gestão Ativa e Fundo de Investimento com Gestão Passiva. A grande diferença entre estes dois tipos de Fundo de Investimento reside na forma de atuação do gestor e a maneira como ele pode atuar na compra e venda de ativos financeiros.

Fundos com gestão "ativa", o principal objetivo do gestor é superar o benchmark escolhido, exemplo, se o benchmark escolhido for o IBOVESPA o gestor irá criar estratégias, comprar ativos e realizar operações com foco principal em "Ultrapassar e superar este benchmark". A maneira de condução é dar liberdade ao gestor na escolha e seleção dos ativos, e com isso este tipo de fundo pode cobrar a "Taxa Performance", na qual é uma taxa cobrada caso a rentabilidade do fundo seja superior a meta estipulada inicialmente.

Fundos com gestão "passiva", o principal objetivo do gestor é "acompanhar" o benchmark escolhido, estão mais presentes em fundos de Renda Fixa, exemplo, se o benchmark escolhido for o "CDI" o gestor irá criar estratégias, comprar ativos e realizar operações com foco principal em "Acompanhar" o benchmark escolhido. Por ser uma gestão menos ativa do gestor, este fundo não permite a cobrança de taxa performance, a não ser que seja um fundo exclusivo.


Entendendo a principal diferença entre estes dois tipos de fundo de investimento você possui grande chance de acertar este tema na sua prova.


Um grande Abraço

Prof Fernando Gaspar

1.171 visualizações0 comentário
bottom of page