Qual a melhor certificação para trabalhar no mercado financeiro?
- Fernando Gaspar
- 13 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Essa pergunta talvez seja a mais feita nas redes sociais. Mas antes de respondermos, vamos fazer uma outra pergunta a você:
Qual a matéria que vimos quando criança na escola é mais importante? Será que é português? Será que é matemática?
Vamos além:
Qual a área da medicina é mais importante? A que cuida da visão? Cirurgia do coração? A que cuida de acidentes?
Pessoal, esse tipo de pergunta não existe! Todas são importantes! Assim como na certificação financeira, pois cada certificação serve para uma área, cada uma serve para um tipo de atendimento ao cliente. O importante é você entender qual é a profissão que se encaixa melhor com o seu perfil, com a sua personalidade. Se você é comunicativo, tem habilidades e conhecimentos com vendas, talvez você poderia trabalhar em um banco, para isso precisaria das certificações CPA-10, CPA-20 ou CEA. Se você gosta de vendas e trabalhar com comissões, a AAI seria interessante.
Caso tenha um perfil mais analítico e não queria trabalhar com vendas, você pode optar pelo CNPI e trabalhar em uma empresa de research. E nisso temos várias certificações como CGA, CGRPPS, CA-300, CA-400, CA-600, PQO, FBB-100, CFP, entre outras.
É importante lembrar que cada certificação tem um conteúdo programático para as provas. Umas provas exigem mais conceitos do que outras. Umas tem cálculos e outra não. Não é porque uma prova é mais difícil, que a certificação seja melhor.
Por exemplo, a CPA-10 é composta apenas por uma prova e te habilita a distribuir investimentos aos clientes em geral, já a CNPI é composta de duas a três provas, tem um conteúdo mais denso, porém ela habilita a analisar investimentos e fazer relatórios.
O analista CNPI não pode vender investimentos, porque o conteúdo da CPA-10 é que habilita os conhecimentos para atuar na venda.
Aí vai uma pergunta, qual a certificação está mais adequado ao seu perfil profissional?
Um abraço
Prof Fernando Gaspar
Comments