Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Qual certificação eu faço Ancord ou CPA-20?

Normalmente quem faz essa pergunta generaliza ANCORD como sendo apenas AAI (Agente Autônomo de Investimento), mas vale lembrar que a certificadora ANCORD tem mais certificações. Mas para essa pergunta vamos considerar que a pergunta seja: “Qual certificação devo tirar? AAI ou CPA-20?”.


Primeiramente, deve-se definir o que você quer para sua carreira. Porque são certificações distintas, com finalidades diferentes, mas de certa forma com o mesmo objetivo. À grosso modo, as duas certificações habilitam a vender investimentos, porém com a AAI você vai vender nas corretoras e com a CPA-20 nos bancos.


Com a AAI você trabalhará como um agente que venderá investimento de forma autônoma credenciado a uma corretora, como uma forma de representante comercial. Para facilitar o entendimento, podemos usar como exemplo o corretor de uma imobiliária. O corretor que vende imóveis nem sempre é contratado por uma imobiliária. Ele trabalha por conta própria sendo vinculado com uma imobiliária, leva os clientes para ver as casas e ganha uma comissão quando vende a casa.


O AAI entrevista o cliente, mostra os investimentos que a corretora tem e vende os produtos de investimento aos seus clientes, ganhando uma comissão. A corretora não paga salário fixo ou mensal, ele só ganha comissão sobre o que sua carteira de clientes. Há possibilidade de você receber uma proposta de luvas ou até mesmo um rendimento mensal garantido por certo tempo, caso você já tenha carteira de clientes e deseje ser AAI, é uma prática que esta sendo realizada constantemente pelos escritórios de AAI.


Com a CPA-20 você trabalhará em uma instituição financeira. Por exemplo, venderá os produtos que o banco tem disponível e fará o atendimento nas agências bancárias. Receberá salário, mas não comissões.


Então podemos verificar que não existe melhor ou pior, existe o perfil de cada profissional. Se você gosta de bater metas, de trabalhar com vendas, ser assalariado, a CPA-20 atenderá bem as suas necessidades. Agora, se você opta por independência e autonomia, a busca por comissão de acordo com a quantidade de clientes que você tem, a AAI será a sua escolha. Lembrando que o seu desempenho como autônomo pode gerar grandes lucros caso você tenha uma excelente carteira de clientes, como também pode gerar baixa comissão ou ficar meses sem receber se seu desempenho for ruim.


Um abraço


Prof Fernando Gaspar

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo