top of page

Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Tenho somente a CPA-10 e agora?

Falaaaa galeraaa, tudo bem com vocês?


Esse tema da o que falar, mas vou resumir de uma forma direta e mostrando a real do que esta acontecendo no mercado financeiro e nas oportunidades de emprego.


Há problemas em somente ter a CPA-10? Não não há problema algum e é uma questão de escolha do profissional.


Porém nos dias atuais, se você esta trabalhando em uma grande instituição financeira CPA-10 deixará e já esta deixando de ser uma prioridade para a instituição financeira, mas te explico o motivo.

Nos dias atuais a concorrência no mercado financeira cresceu absurdamente, hoje temos XP, BTG, EasyInvest entre outras instituições financeiras que estão vindo com todo o vapor em termos de oferta de produtos. Vamos falar agora sobre estes produtos oferecidos por estas instituições, há uma gama de opções, Fundo Imobiliário, ETF, Contrato Futuro, Fundo com aplicação no exterior entre outros, e infelizmente a CPA-10 não contempla em conteúdo nenhum destes produtos e opções de investimento acima.


Então não é que ter somente a CPA-10 é ruim, o principal motivo é, a CPA-10 se tornou uma certificação obsoleta e atrasada para o mercado e concorrência atual. Por conta dessa mudança os grandes bancos e as empresas da nova concorrência buscam atualmente profissionais com no mínimo a CPA-20, visto ser a certificação do momento e que atinge em termos de conhecimento técnico os produtos que atualmente estão sendo negociados e ofertados pelo mercado como um todo.


Então ter somente a CPA-10, não é um problema, a questão é, com a CPA-10 somente você não irá a lugar algum na tua carreira no atual cenário. Apenas cooperativas de créditos e pequenas instituições financeiras estão buscando profissionais somente com CPA-10 e isso acaba te limitando em sua carreira.


Uma reflexão para você, repense nos passos futuros da sua carreira e avalie se vale a pena ter somente a CPA-10, pois ela é boa também, mas para um nicho bem específico.


Um grande abraço

Prof Fernando Gaspar

229 visualizações0 comentário
bottom of page