Certificações:

Anbima: CPA-10, CPA-20, CEA          ANCORD: AAI             Planejar: CFP

Utilização Indevida de Informações Privilegiadas: Insider Trader e Front Runner

Falaaaa Galeraaa, Como vocês estão?


Hoje acordei pensando em quem de vocês já passou por esse conceito na vida, quem em algum momento já teve algum tipo de informação privilegiada ou até mesmo soube de algum segredo e usou esse segredo em benefício próprio ou quis tirar alguma vantagem desse segredo, quem nunca né? rs


Hoje iremos abordar um conceito que cai na prova da CPA-20, CEA e CFP, e vai por mim sempre cai uma pergunta sobre esse tema.


Vamo que vamo então, o conceito de informação privilegiada é toda e qualquer informação relevante, fora do domínio público, que se venha a obter no exercício das funções diárias de qualquer profissional.


Ex.: Analista de investimentos que será responsável pelo IPO de uma empresa, este possui informações privilegiadas desta empresa.


Então o que podemos afirmar que uma informação privilegiada é algo que sabemos devido a nossa função, trabalho, ou até mesmo por termos pessoas em nosso circulo de amizade que possuam acesso a informações que o público não saiba.


Dentro deste conceito, há duas maneiras de utilizar essa informação privilegiada de forma indevida, que são: Insider Trader e o Front Runner, em resumo são comportamentos humanos diante da possa de alguma informação privilegiada.


* Insider Trader= O Insider Trader é o indivíduo que, tendo acesso a informações privilegiadas, na qual é utilizada em seu próprio benefício ou em benefício de terceiros.


Exemplo: Este mesmo analista por possuir esta informação, faz operações no mercado financeiro em prol de benefício próprio ou repassando estas informações a terceiros em busca de ganhos financeiros.


* Front Runner= O Front Runner é o indivíduo ou instituição que se utiliza de ordens de clientes para o seu próprio benefício, realizando antes para si próprio a operação ordenada pelo cliente.


Exemplo: Corretor de ações possui um cliente relevante e este envia grandes ordens para comprar determinada ação, mediante esta informação compra para si a mesma ação em busca de benefício próprio e ganho financeiro.


Fique alerta a esses conceitos, eles sempre estarão presentes em sua prova.


Um grande Abraço

Prof Fernando Gaspar

Posts recentes

Ver tudo